quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uma boa massa...


Existe um lugarzinho meio escondido ali na 307 Sul que eu realmente recomendo: FAMILIA CAPELLI TRATTORIA. É um restaurantezinho pequeno, bem decorado, romântico, uma graça! A varanda é uma delícia, toda cercada de planta, uma luxuosa simplicidade. E, se não bastasse, a comida é excelente. E o preço, compatível. Com 100 reais dá para um casal comer e beber alguma coisa (que não seja uma garrafa de vinho, é claro). O cardápio tem as massas com molhos tradicionais e algumas inovações, como o marcante de lingüiça de cordeiro com creme de leite e funghi. É imperdível para um jantar a dois.
Outro que eu acho ótimo para jantar uma massa é o famoso CANTINA DA MASSA. A lasanha é divina. E o tamanho da porção, também. Se você pedir uma entrada, dá para dividir o prato individual. É bom para ir a dois, mas também em grupo, porque normalmente o movimento é grande. O ambiente é bonito, porque, como o outro, tem a varanda cheia de verde, e bem alegre, por causa das cores. O preço? Bom, fica na mesma faixa do Familia Capelli. Eu penso que vale a pena.
Endereço: 302 Sul, em frente ao Dudu Camargo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ki Filé

Se você não se importa de ir a lugares feios, cheios e não muito limpos, desde que ofereçam uma comida de primeira, tem que conhecer o KI FILÉ. A casa realmente vive cheia. Conquistou o brasiliense de verdade. Às sextas-feiras, oferece feijoada completa e cerveja gelada (uma excelente combinação para quem não precisa retornar ao trabalho). Muito gostoso. O sistema é de pagamento por pessoa, ou seja, você paga uns 23 reais e o garçom traz as porções. Se você quiser comer mais, ele serve novamente. Cada dia da semana tem um prato especial: rabada, dobradinha, etc. Tudo uma delícia. Paralelamente, existe o cardápio com diversas opções de filé (estrogonofe, a cavalo, a Oswaldo Aranha, à parmegiana, etc.), todas em torno de 40 reais o prato para duas pessoas. Quem é apreciador de carnes não pode deixar de conhecer. Nota 1000!
Endereço: 405 Norte, em frente ao balão.

PIZZAIOLO


Ótima opção para comer uma pizza gostosa com a família ou com um grupão de amigos. A pizzaria tem um salão espaçoso, acolhedor, sem frescuras e uma varanda. Dá até pra levar menino danado. O cardápio traz muitas opções de recheios, inclusive com criações exclusivas. Há também outros pratos além de pizzas e massas. O preço é justíssimo. Não deixe de provar a pizza Ao madeira. É muito, muito boa!
Endereço: 215 Sul, na esquina virada para o Eixinho.

TRATTORIA 101

Decepção. Infelizmente, foi isso que senti ao conhecer esse restaurante. Já havia passado diversas vezes em sua frente, e sua fachada, com luminosos nas cores vermelha e verde, sempre me remeteu a um pequeno e aconchegante restaurante italiano com uma saborosa comida da mamma. De fato, o estabelecimento é diminuto. Até demais. O salão interno é tão apertado que os freqüentadores podem acompanhar detalhadamente a conversa uns dos outros. Não dá. Muito desagradável. Além disso, percebe-se que o dono do lugar não investiu o mínimo em decoração. Não rola aquele climinha gostoso. É aquela simplicidade sem charme. Pobreza. Para se ter uma idéia, a pia onde são lavados os copos fica no canto do salão, sem divisória alguma. Agora, vocês devem estar pensando que eu sou fresca para criticar o lugar desse jeito. Não é nada disso. Apenas estou avaliando o restaurante de acordo com o que ele se propõe e com os preços que pratica. Se a proposta fosse a de ser um botecão, sujo e barato, eu não repararia nessas coisas. A comida não é ruim. É gostosa. Mas, tendo em vista os altos preços e a pequena quantidade das porções, não compensa.
Endereço: 101 do Sudoeste.

SUSHI SAN

Entre todos os restaurantes de comida japonesa que conheço, esse é o melhor. Não apenas pelas cabinezinhas com tatame do segundo andar, que dão um charme todo especial ao lugar e permitem uma conversa mais reservada, mas principalmente pela qualidade e variedade dos pratos e também pelo atendimento. Sempre opto pelo sistema de rodízio, que hoje deve estar custando em torno de 50 reais. Eles servem yakisoba; sushis e sashimis variados (como o de peixe-prego); frituras deliciosas (como o harumaki de camarão); espetinhos (como o de peixe branco, queijo minas e pimenta); frutos do mar em diversas montagens e até isca de filé mignon. Enfim, você pode comer de tudo e ser atendido por garçons muito simpáticos (quase todos são). Então, fica a dica para quem gosta de comer bem, tanto no aspecto qualitativo como no quantitativo. Também é um ótimo investimento para ganhar a gata!
Endereço: 211 Sul, ao lado da Torteria di Lorenza.

sábado, 7 de novembro de 2009

"O" PASTEL


Quem adora pastel não pode deixar de ser cliente de duas pastelarias da Feira do Guará: PASTEL Nº1 e UNIVERSIDADE DO PASTEL. Uma fica ao lado da outra, ambas pertencem ao mesmo dono e vendem os mesmos sabores. Ou seja, é a mesma coisa. É o único pastel que me faz sair de casa. Realmente uma delícia. Tem mais recheio do que massa - não que a massa seja ruim. E os sabores são variadíssimos. Mas eu não consigo deixar de comer o de galinha com catupiry. Além da qualidade do pastel, as bancas têm funcionários muito simpáticos. É aquele clima de mercado municipal. Se você não tem problemas com o coração, eu recomendo que vá tomar um café da manhã de domingo nessas bancas. E peça o chorinho do caldo de cana (eles sempre dão), mas não na frente do dono, uma atração à parte (morro de rir). Depois, aproveite pra gastar um pouco na feira, que, além das roupas, oferece uma variedade de pescados e hortifruti de primeira.

Bares em ÁGUAS CLARAS

Para quem ainda não conhece, vou dar talvez a melhor sugestão de saída noturna em Águas Claras: o ALL DUBLIN. Apesar do nome, não é um pub e sim um barzinho. Tem um salão bem grande, com dois andares e varanda. Bem aconchegante. Só não gostei do andar de cima porque fica muito quente e abafado - faltou um ar condicionado (os ventiladores Ventisilva não dão conta do recado). Me pareceu uma excelente opção para paquerar - o pessoal jovem, bonito e bem-sucedido que vem se mudando para Águas Claras está comparecendo em peso. E, felizmente, não tem pirralhos. Os petiscos, apesar de não serem lá essas coisas, são gostosos. No cardápio, há algumas opções de drinks, que podem estar em falta no dia em que você for. Os preços são razoáveis. Passe lá, mas não chegue muito tarde, porque está lotando.
Endereço: Avenida Parque Águas Claras, quadra 301.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Camarão em uma barca furada...

Para quem já viu um dos outdoors do restaurante O REI DO CAMARÃO, em Taguatinga, não se deixe levar! Decepcionante. Como é que alguém tem a audácia de dar esse nome a um lugar e não oferecer uma comida no mínimo razoável? Eu realmente não entendi. O prato que comi (bobó de camarão) estava muuuito salgado e mal temperado. O camarão parecia estar congelado há um longo tempo, pois não tinha sabor. A casquinha de siri, idem. E não paguei barato não! Definitivamente, não recomendo. Quem quiser arriscar...
Endereço: Pistão Sul, em frente ao Carrefour e ao lado do bar Chiquita Bacana.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Uma ótima pizzaria...

Ontem conheci a VALENTINA PIZZARIA. Me surpreendi, pois nunca tinha ouvido falar do lugar. Neste caso, a fama é merecida. Com um ambiente acolhedor e requintado, o estabelecimento oferece numerosos sabores de pizza, vários deles bem incomuns - uma tentação para aventureiros como eu, que adoro experimentar coisas novas. E outro ponto positivo é o fato de as pizzas serem apresentadas nos tamanhos tradicionais (pequena, média e grande) e não naquele tamaninho que deixa a gente com fome e torna a conta mais cara. A massa é ótima, fina na medida certa e bem assadinha. O preço não é tão barato, mas também não chega a ser realmente caro. Eu diria que condiz com a qualidade da pizza e com a estrutura física do restaurante. Quem gosta de pizza não pode deixar de ir lá conferir!
Endereço: 214 Norte.

domingo, 25 de outubro de 2009

FULÔ DO SERTÃO


Conheci essa pérola não tem muito tempo. Trata-se de um lugar com uma decoração caprichada, com um estilo muito original. Tem a cara de restaurante das pequenas cidades praianas. Uma delícia. De dia, oferece um almoço bem gostoso, com vários pratos da culinária nordestina, como um purezinho de abóbora e uma galinha ao molho pardo (ou à cabidela). Pena que as porções são pequenas. À noite, tem música ao vivo em alguns dias da semana, mas acaba às 23h, porque o restaurante fica de frente para a quadra residencial. Na 6ª feira fica lotado! É ótimo para um happy hour com os amigos ou para um programinha de casal. Penso que as opções de petisco são poucas, mas, ainda assim, o lugar me conquistou. Não é barato, mas diria que o preço é justo por causa da rica decoração e pela intenção de selecionar o público (vários figurões da política freqüentam).
Endereço: 404 Norte, nos fundos da quadra comercial.

Mexicanos



Brasília não oferece opções variadas para quem procura comida mexicana. Destacam-se apenas dois restaurantes. A primeira delas, e a melhor, é o EL PASO TEXAS, que está presente na 404 Sul e no Terraço Shopping. A casa tem uma decoração super divertida, bem ao estilo tex-mex. É ideal para ir com os amigos ou a dois. Oferece Margarita frozen de muitos e diferentes sabores, como o de frutas vermelhas, além de outras bebidas interessantes. Os petiscos têm um preço salgado e a quantidade de cada prato é pequena (não mata minha fome). Eu sempre peço o A Bit Of All, um mix de molhos com tortillas chips. Em algum dia da semana (acho que 3ª ou 5ª feira), tem um buffet, que, a meu ver, compensa. Em todo caso, o charme do ambiente, principalmente no Terraço Shopping, onde o espaço é mais aconchegante, faz a gente esquecer a conta um pouco pesada. Bom, eu indico!
A outra opção é o CHILI PEPPER, que também tem duas casas, na 215 Sul e na 213 Norte. A decoração é muito simples, nada glamourosa. Oferece um buffet de preço acessível, mas que também não poderia ser mais caro. A qualidade da comida já foi melhor. A unidade da Asa Sul está quase sempre cheia e todas as vezes em que eu fui havia grupões comemorando aniversário. Não há tantas opções de drinks. Eu indico o Terrys Passion Drink (suco de maracujá, vodka e soda).

sábado, 24 de outubro de 2009

A nova creperia da cidade...


Acaba de ser aberta em Brasília uma filial da creperia TIO GU CAFÉ, cuja matriz fica na maravilhosa Itacaré-BA. Com uma decoração rústica na medida certa e levemente sofisticada, o ambiente nos leva imediatamente à deliciosa sensação de estar na praia. O cardápio é uma gracinha. Tem tudo a ver com a proposta do lugar.
Os crepes são gostosos e há muitas opções de recheios - alguns inéditos em relação às outras creperias da cidade, como um que leva ovo frito. Além disso, os crepes salgados vêm acompanhados de um molho muito gostoso, que, segundo meu paladar, deve ser feito com azeite, pimenta de cheiro e alho.
Há drinks interessantes, como um tal de Biarritz, que leva vodka, energético e xarope de maçã verde, entre outros ingredientes, e que deve ser uma delícia. Os preços não são muito baratos, mas estão totalmente de acordo com os produtos e os serviços oferecidos.
A casa está enchendo. E de muita gente jovem e bonita. O clima não é triste como nos outros restaurantes de crepe de Brasília. Há badalação suficiente para bater um papo descontraído, falar alto, gargalhar e, quem sabe, até mesmo paquerar. Vale a pena conferir.
Endereço: 413 Sul, ao lado do BSB Grill.