terça-feira, 2 de março de 2010

O bauru original

Vi no programa do Olivier Anquier, que, aliás, tem um site jóia, que o delicioso bauru nasceu no supertradicional (ele existe desde 1922!) bar e restaurante Ponto Chic, em São Paulo. Olha a história que se conta:

"Puxando pela memória o ativo "BAURU" recorda o dia em que nasceu o sanduíche que levaria seu apelido, espalhando a fama de sua terra natal para os quatro cantos do mundo. Não é difícil para esse homem de boas lembranças contar detalhes sobre o nascimento do sanduíche "bauru".
Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei: Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic - que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU.

Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o "Quico" - Antônio Boccini Jr., que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: Me vê um desses do "Bauru".

Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do "Bauru" e assim ficou o nome BAURU para o sanduíche inventado por Casemiro Pinto Neto - Sua Exa. o "BAURU"."
 
Fiquei com água na boca e resolvi passar a dica aqui. O lugar funciona em três endereços em Sampa:
 
Paissandu - Largo do Paissandu, 27.
Paraíso - Praça Oswaldo Cruz, 26.
Perdizes - Largo Padre Péricles, 139.
 
O Olivier criou sua versão da receita. Para quem não pode ir ao Ponto Chic, serve de consolo. Transcrevo abaixo:

INGREDIENTES
04 pães franceses
200 mL de vinho branco
300g de queijo mussarela
300g de queijo parmessão (inteiro, e não o ralado)
04 fatias de rosbife
02 tomates
04 pepinos pequenos em conserva

PREPARO
Em uma frigideira, derreta os queijos no vinho branco, sem parar de mexer. Retire todo o líquido que sobrar da fritura. Rechei os pães com os queijos (bastante!), o rosbife e o tomate e o pepino cortados em rodelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário